Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
José Fernandes venceu o Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins
Classificações e fotos aqui

José Fernandes (Clube de Ciclismo José Maria Nicolau) venceu isolado o Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins. Na terceira prova da Taça de Portugal de Juniores, David Ribeiro terminou em segundo e César Martingil em terceiro.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, o percurso do Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins incluiu passagens pelos concelhos de Fafe, Felgueiras, Póvoa de Lanhoso e Guimarães e uma contagem de Prémio da Montanha em Mesão Frio, esta última ganha por Bernardo Guerreiro (Clube de Ciclismo José Maria Nicolau).
O Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins - Taça de Portugal de Juniores integrou o programa do Fafe Show Bike, um evento de ciclismo apadrinhado por Rui Costa, Tiago Machado, José Mendes, Sérgio Ribeiro e pelos ex-ciclistas Cândido Barbosa, José Martins e Joaquim Sampaio.
Na prova de Golães, na qual alinharam 114 corredores à partida, José Fernandes deu continuidade ao domínio do Clube de Ciclismo José Maria Nicolau na Taça de Portugal de Juniores. José Fernandes cortou a meta sozinho depois de cumpridos os 90 quilómetros da corrida em 2h09m07s, à média de 41,822 km/h. Os mais diretos perseguidores chegaram a 25 segundos do vencedor, com David Ribeiro (Liberty Seguros/Feira/KTM) no segundo lugar e com César Martingil, colega de equipa do vencedor, no terceiro posto.
No Prémio de Montanha - Junta de Freguesia de Mesão Frio o primeiro a passar foi Bernardo Guerreiro (Clube de Ciclismo José Maria Nicolau), seguindo-se António Portela (El Rosal CC) e Cristian Mota (Club Ciclista Ponteareas).
O resultado da prova de Golaões valeu a César Martingil a manutenção da liderança na classificação geral da Taça de Portugal, dando ainda mais corpo à hegemonia do Clube de Ciclismo José Maria Nicolau, que venceu as três etapas já disputadas do troféu, através de três corredores diferentes.
Amanhã disputa-se a quarta prova pontuável para a Taça de Portugal, o 11.º Circuito da Palmeira/Prémio Peixoto Alves, uma tirada de 86,2 quilómetros a disputar em Braga.
O Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins foi organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, contando com o patrocínio da Câmara Municipal de Fafe e o apoio do IPDJ, Reclamos VitóriaCision, Fafefuel, Guimarpeixe, Jopedois, Ciclismo a Fundo (revista oficial), Ciclismo + TV (televisão oficial da ACM), Polícia Municipal de Fafe e Bombeiros Voluntários de Fafe.

 

José Martins - Glória do ciclismo é natural de Golães

 

Importante freguesia do concelho de Fafe, Golães é também a terra natal de José Martins um dos mais consagrados ciclistas portugueses, premiado com uma grande carreira internacional. Ao longo do seu percurso como profissional (1971-1980) envergou as camisolas da Coelima, Canada Dry-Gazelle, Kas-Campagnolo, Teka e Moliner-Vereco, ao serviço das quais obteve destacados resultados: Volta a Portugal/1972 e 1973 (2º e 3º), Volta à Madeira/1974 (1º), Volta à Catalunya/1974 (1º), Volta a Mallorca/1974 (1º), Volta a Aragón/1975 (2º), Volta ao País Basco/1975 (3º), Vuelta à Espanha/1975 (6º), Tour Suisse/1976 (1º Prémio da Montanha) e Tour de France/1976, 1977 e 1978 (12º, 17º e 22º).
Golães apresenta-se como uma das freguesias mais extensas, mais povoadas e mais desenvolvidas do concelho de Fafe, situando-se a quatro quilómetros da sede do concelho e estendendo-se encosta fora na margem esquerda do rio Vizela.
Como coletividades ativas e atuantes, a comunidade de Golães conta, entre outras, com o Centro de Ciclismo José Martins e a prestigiada Banda de Golães
Recorde-se que em 2009, numa jornada impagável da memória, a Associação de Ciclismo do Minho promoveu no final do Troféu José Martins / Taça de Portugal de Juniores, em parceria com a Junta de Freguesia de Golães, a apresentação do livro “A Magia do Tour – Participação dos corredores portugueses” escrito a quatro mãos por Alves Barbosa e José Magalhães Castela.
O cenário desta apresentação foi a Junta de Freguesia de Golães em Fafe, tendo contado com a magia dos autores que obsequiaram os inúmeros presentes com saudosas histórias de um tempo em que o ciclismo era praticado, não só na sua mais interna pureza desportiva, mas também na sua sempre necessária vertente saudável.
Na apresentação do livro, Alves Barbosa presenteou a assistência com algumas das suas memórias da aventura da volta ciclista mais apreciada no mundo, enquanto José Magalhães Castela aproveitou a ocasião para elencar praticamente toda a vida de José Martins, numa singela homenagem que quis prestar a este antigo ciclista, também ele participante no “Tour de France”, sendo até hoje um dos poucos a ter subido a pódio daquela prova.

Actualizado em 14 Maio 2013