Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Minhotos dominaram o Campeonato Nacional de Trial Bike
Os atletas do Minho dominaram por completo o Campeonato Nacional de Trial Bike disputado em Leiria. João Sousa revalidou o título em elites, Gonçalo Pereira é o novo Campeão Nacional no nível 1, Vítor Feio no nível 2 e José Sequeira no nível 3.

Dos títulos em disputa apenas o de Campeão Nacional de nível 3 escapou aos atletas do Minho, tendo sido ganho por José Sequeira. Todos os restantes títulos foram conquistados por atletas da Associação de Ciclismo do Minho (ACM), tendo o domínio avassalador ficado patenteado com a ocupação de dez das doze posições do pódio.
O minhoto João Sousa, já coroado vencedor da Taça de Portugal de Trial Bike de 2012, revalidou em Leiria o título de Campeão Nacional de Trial Bike, na categoria de elites.
João Sousa - que venceu em 2010 o primeiro campeonato nacional da especialidade disputado em Guimarães - terminou a prova com 24 pontos, deixando na segunda posição o seu irmão, Daniel Sousa, com a mesma pontuação. O terceiro classificado em elites foi Jorge Ferreira (Sopedal.com(, que registou 47 pontos.
No nível 3, categoria que agrupa os juniores e os seniores, o vencedor foi José Sequeira, classificando-se em segundo Rui Perez e em terceiro o minhoto Diogo Pereira
O título nacional de nível 2 - que junta juvenis, cadetes e juniores – foi conquistado por Vítor Hugo Feio que terminou a competição à frente de João Novais e de Luís Araújo.
No nível 1 – benjamins, infantis, iniciados e juvenis – o vencedor do Campeonato Nacional foi Gonçalo Pereira, seguindo-se na classificação Bruno Gonçalves e Simão Sousa.
No sector feminino impôs-se Susana Martins, diante de Selma Correia. No entanto, por insuficiência de número mínimo de participantes à partida não foi atribuído o título feminino.
Recorde-se que a Associação de Ciclismo do Minho  retomou em 2009 a sua aposta de anos anteriores no Trial Bike tendo impulsionado em Portugal esta vertente do ciclismo em que o fator principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas.
Em 2010 e com assinalável êxito, a Associação de Ciclismo do Minho organizou o primeiro Campeonato Nacional de Trial Bike, prova disputado em Guimarães, na designada "Colina Sagrada" (entre o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança).
Na sequência da aposta minhota na vertente do ciclismo, foi inaugurado em Guimarães o primeiro Parque de Trial Bike permanente do País que tem a particularidade de recriar os obstáculos que fizeram parte do primeiro Campeonato Nacional de Trial Bike disputado no dia 19 de Setembro de 2010 nas imediações do Castelo de Guimarães. Antes do primeiro Campeonato, a ACM a Federação Portuguesa de Ciclismo e a Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Loureira, com o apoio da TrialPortugal.Net, organizaram várias edições de Taça de Portugal.
No Trial Bike o objetivo da competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (exceto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido.

Pódio da categoria de Elites
Actualizado em 18 Setembro 2012