Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
600 participantes no Passeio de Bicicleta "Dia Um de Portugal"
Fotos aqui

Superando todas as expectativas, mais de 600 participantes marcaram presença no passeio de bicicleta “Dia Um de Portugal”, iniciativa da Associação de Ciclismo do Minho realizada no dia 26 de Junho em Guimarães. Na "festa do ciclismo de lazer" também estiveram Tiago Machado, Cândido Barbosa, Delmino Pereira, Rui Lavarinhas, José Rodrigues, José Gonçalves, Palatsi, Mário Miranda, Magda Martins, Marisa Barros, António Ascensão e as equipas de ciclismo do Vitória Sport Clube (ciclismo de estrada e BTT).

Um êxito organizativo e em termos de participação é o balanço do passeio de bicicleta "Dia Um de Portugal" promovido pela Associação de Ciclismo do Minho para assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".
Superando todas as expectativas da organização, mais de 600 participantes marcaram presença na "festa do ciclismo de lazer" à qual também se associaram nomes sonantes não apenas do ciclismo: Tiago Machado, Cândido Barbosa, Delmino Pereira, Rui Lavarinhas, José Rodrigues, José Gonçalves, Palatsi, Mário Miranda, Magda Martins, Marisa Barros, António Ascensão e as equipas de ciclismo do Vitória Sport Clube (ciclismo de estrada e BTT).
A participação de figuras públicas e de praticantes com alguma experiência, lado-a-lado com participantes menos habilitados, voltou a ser uma das características bastante elogiadas do Passeio "Dia Um de Portugal", proporcionando-se assim momentos de interacção e de convivência no contexto de uma autêntica "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família.
Aliando o desporto e a música, o 3º Passeio de Bicicleta "Dia Um de Portugal" contou com a actuação ao vivo do duo "D.O.C Live Act", constituído por Zecas (guitarra) e Ana Aguiar (voz). Do encontro de dois músicos com um currículo extenso e ecléctico nasceu este duo que apresenta um repertório vasto constituído por versões acústicas de temas pop/rock nacional e internacional e que promete animar a festa do ciclismo de lazer da ACM.
Embora maioritariamente provenientes de várias freguesias de Guimarães, o passeio registou a presença de participantes oriundos das localidades de Aveiro, Barcelos, Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Estarreja, Fafe, Felgueiras, Paços de Ferreira, Paredes, Porto, Póvoa de Lanhoso, Póvoa de Varzim, Santo Tirso, Viana do Castelo, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Real, Vila Verde e Vizela.
Numa iniciativa em que o convívio foi uma tónica dominante, o passeio "Dia Um de Portugal" começou e terminou no Parque de Trial Bike de Guimarães, tendo os participantes cumprido um percurso de 25 quilómetros (de dificuldade média/baixa) com passagens pelo centro da cidade de Guimarães, Fermentões, Ponte, Campelos, Silvares e Creixomil.
Antes do sorteio de vários prémios, os convidados da Associação de Ciclismo do Minho foram presenteados com um livro e dvd Câmara Municipal de Guimarães e uma t-shirt alusiva à Capital Europeia da Cultura 2012.
Entre os participantes foram sorteadas diversos kits de ciclismo oferecidos pela Bike Zone - Guimarães e pela Moto Fundador. 

O terceiro Passeio de Bicicleta "Dia Um de Portugal" organizado pela Associação de Ciclismo do Minho tem o patrocínio da Liberty Seguros e o apoio das seguintes entidades: Câmara Municipal de Guimarães, Federação Portuguesa de CiclismoCision, Tempo LivreReclamos Vitória, FullSportFullwearRui Jorge - FotografiaEnfcare - Serviços de Enfermagem, Lda.New Animation, TMR - Portugal, Farmácia de Gondar, Bike Zone - Guimarães, MotoFundador, Cervejaria Sapo Gato, Griffe Bar, Bike Magazine e Ciclismo a Fundo (revistas oficiais).

Recolha de bicicletas usadas no passeio de bicicleta “Dia Um de Portugal”

No passeio de bicicleta “Dia Um de Portugal” foi promovida uma acção de recolha de bicicletas usadas no âmbito do projecto "Bicicleta Inclusiva" que visa formar jovens com deficiência mental e outras pessoas com baixas qualificações e/ou desempregados de longa duração para a reutilização de bicicletas.
A recolha de bicicletas usadas foi realizada no âmbito da iniciativa "Bicicleta Inclusiva" (na qual a Associação de Ciclismo do Minho é entidade parceira) promovida pela Desincoop no contexto do projecto de experimentação social LUCUS. Enquanto entidade coordenadora do LUCUS em Portugal, a Desincoop desenvolve um conjunto de acções, em parceria com outras organizações locais, com o objectivo de encontrar nichos de emprego ou ocupação remunerada para pessoas em especial situação de vulnerabilidade.
A "Bicicleta Inclusiva", visa, entre outros objectivos, formar jovens com deficiência mental e outras pessoas com baixas qualificações e/ou desempregados de longa duração para a reutilização de bicicletas. A finalidade é montar novas bicicletas a partir de peças aproveitadas de bicicletas usadas e/ou reproduzidas ou manufacturadas pelos participantes do projecto. O produto final destina-se ao seu aluguer ou venda para, desta forma, se garantir a sustentabilidade financeira ao longo do tempo.
Não beneficiando de financiamento púbico ou europeu, os promotores do projecto "Bicicleta Inclusiva" contam com a solidariedade e a participação cívica. Informações complementares sobre o projecto "Bicicleta Inclusiva" poderão ser obtidas junto da Desincoop - Desenvolvimento Económico, Social e Cultural, CRL (Av. Conde de Margaride, 106 - 1º - S. Paio 4810 - 537 Guimarães, Telefone 253 534 174, Fax 253 417 085).

 

Actualizado em 28 Junho 2011