Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
Inaugurado o primeiro Parque de Trial Bike do País
Fotos aqui


Foi inaugurado em Guimarães, no dia 2 de Abril, o primeiro Parque de Trial do País. Localizado no Parque da Cidade Desportiva (junto à Pista de Atletismo Gémeos Castro) o projecto foi desenvolvido pela Câmara Municipal de Guimarães, em colaboração com a Tempo Livre e a Associação de Ciclismo do Minho. O novo espaço integra, além das zonas de obstáculos, um circuito de iniciação ao BTT.

O programa da inauguração integrou uma exibição de Trial Bike e um Curso de Especialização de Comissários (árbitros) que teve como prelectores os Comissários Internacionais UCI Andres Fernandez e José Montoya.
Amadeu Portilha, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, presidiu à cerimónia de inauguração que contou com a presença, entre outros, de Delmino Pereira, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, dirigentes da Associação de Ciclismo do Minho, os atletas José Mendes e Magda Martins e o ex-ciclista Luís Teixeira. Participaram na exibição de Trial Bike os atletas Jorge Ferreira, Filipe Gomes, João Sousa e Daniel Sousa.
A criação do Parque de Trial Bike foi sugerida pela Associação de Ciclismo do Minho após a realização em Guimarães do primeiro Campeonato Nacional de Trial Bike, tendo a ideia sido favoravelmente acolhida pela autarquia e por um conjunto de entidades que também contribuíram para a sua concretização, nomeadamente a Tempo Livre, Bike Zone – Guimarães, Artecanter (Atães) e Serração de Madeiras Matos (São Torcato). O espaço agora criado tem a particularidade de recriar os obstáculos que fizeram parte do primeiro Campeonato Nacional de Trial Bike disputado no dia 19 de Setembro nas imediações do Castelo de Guimarães.
Amadeu Portilha, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, descreveu na cerimónia de inauguração o longo caminho que se percorreu desde o 1º Campeonato Nacional de Trial Bike, em Guimarães, até à instalação de mais uma valência localizada no Parque da Cidade Desportiva, reafirmando que “só com a dedicação, as ideias e o voluntarismo dos dirigentes da ACM e dos atletas de Trial, como Jorge Ferreira, foi possível, com escassos recursos, instalar uma infra-estrutura desta envergadura”.
Delmiro Pereira, em nome da Federação Portuguesa de Ciclismo, afirmou estar “bastante agradado com a criação do Parque de Trial Bike”, destacando o dinamismo da ACM e a abertura da Câmara Municipal de Guimarães para estes desafios que “cada vez mais vêm reforçar o ciclismo em Portugal”.
Em nome da ACM, José Luis Ribeiro agradeceu a todos os que tornaram possível a criação do novo parque, destacando a abertura e disponibilidade da Câmara Municipal de Guimarães e a dedicação de todos os que colaboraram. O Presidente da ACM expressou ainda o regozijo por ter sido possível realizar no Minho o primeiro Campeonato Nacional de Trial e criar o primeiro Parque de Trial Bike do País, fazendo com que Guimarães assuma também o papel de "Berço do Trial Bike".
O Parque de Trial Bike pressupõe a dinamização do Trial Bike em Guimarães através da criação de uma escolinha de formação e da realização de competições nacionais, entre outras actividades previstas, estando confirmada a realização em Junho de uma prova da Taça de Portugal.
O Trial Bike é uma disciplina do ciclismo em que o factor principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas.
O objectivo da competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (excepto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido.

 

Reportagem Canal Guimarães

 

Actualizado em 4 Abril 2011