Escolha uma Área

  • Institucional
  • Notícias
  • Documentos
  • Clubes
  • Regulamentos
  • Calendário
  • Resultados
Siga-nos
João Sousa conquistou no Castelo de Guimarães título de Campeão Nacional de Trial Bike
Declarações dos vencedores (mp3) aqui
Fotos aqui

Os primeiros Campeões Nacionais de Trial Bike tiveram que superar as dificuldades dos obstáculos do Castelo de Guimarães. João Sousa venceu na categoria de Elites, José Eduardo Torres em seniores, João Pinto em Open 2 e Vítor Feio em Open 1. Com bastante público a assistir, o Campeonato foi disputado em Guimarães (cidade "Berço de Portugal" e Capital Europeia da Cultura em 2012) na designada "Colina Sagrada", entre o Castelo de Guimarães e o Paço dos Duques de Bragança.

Numa organização da Associação de Ciclismo do Minho e da Federação Portuguesa de Ciclismo, o Campeonato integrou cinco zonas de obstáculos (três naturais e duas artificiais) que todos os atletas tiveram que ultrapassar por três vezes, proporcionando raros momentos de espectáculo, emoção, adrenalina e competitividade.
A dificuldade das zonas foi evidenciada por todos os participantes que foram surpreendidos pelo elevado grau de exigência técnica e física.
O Campeonato Nacional de Trial Bike foi disputado pelos melhores atletas nacionais da especialidade e praticante só na última ronda ficaram decididas as classificações finais.O minhoto João Sousa, de 23 anos e 3º classificado na Taça de Portugal de 2010, sagrou-se Campeão Nacional de Elites, deixando na segunda posição Daniel Sousa (vencedor da Taça de Portugal) e na terceira Jorge Ferreira.
José Eduardo Torres alcançou o título nacional da categoria de Seniores, enquanto José Capelo obteve o segundo lugar e Mário Fonseca o terceiro.
Depois do terceiro lugar na Taça de Portugal, João Pinto, em Open 2, chegou à posição mais alta do pódio no Campeonato Nacional, conseguido Nuno Dantas o segundo lugar e Hugo Magalhães o terceiro.
Em Open 1, atletas dos 7 aos 13 anos, a ordenação do pódio do Campeonato Nacional de Trial Bike foi igual à da Taça de Portugal: Vítor Feio foi primeiro, Gonçalo Pereira segundo e Luís Araújo terceiro.
O Campeonato Nacional de Trial Bike teve o apoio da Camara Municipal de Guimarães, Reclamos Vitória, Cision (líder mundial na monitorização e avaliação dos meios de comunicação social), Igespar, Liberty Seguros, TrialPortugal.net, New Animation, TMR - Portugal e Bike Zone - Guimarães.
A RTP2 exibirá um magazine do Campeonato Nacional de Trial Bike em data a anunciar oportunamente.
O Trial Bike é uma disciplina do ciclismo em que o factor principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas. O objectivo da competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (excepto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido.

 

Classificações do Campeonato Nacional de Trial Bike 2010-09-19

 

ELITE 

João Carlos Sousa

Daniel Alexandre Sousa

Jorge Ferreira

 

SÉNIOR

José Eduardo Torres

José Eduardo Capelo

Mário Jorge Fonseca

 

OPEN 2          

1º João Luís Pinto

2º Nuno Miguel Dantas

3º Hugo Nuno Magalhães

 

OPEN 1          

1º Vítor Hugo Barros Feio

2º Gonçalo Vasconcelos Pereira

Luís Fernando Araújo

 

Actualizado em 19 Setembro 2010