Mário Costa (individual) e Raquel Queirós (BH Coloma Team) foram os vencedores em elites do BTT XCO de Paredes de Coura – Objetivo Paris 2024, prova C2 UCI, que decorreu esta quarta-feira na Pista de XCO do Centro Cyclin´Paredes, em Vascões, Paredes de Coura.
Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Paredes de Coura e Federação Portuguesa de Ciclismo, o BTT XCO de Paredes de Coura – Objetivo Paris 2024 contou com a presença de cerca de uma centena de atletas nacionais e estrangeiros, que contrariaram as adversas condições climatéricas e lutaram arduamente pelas melhores classificações, presente os adeptos presentes com grandes espetáculos.
Mário Costa foi o vencedor em elites. O ciclista da Póvoa de Varzim travou uma luta redinha com o Campeão Nacional Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB Team) nas primeiras voltas, mas conseguiu ganhar uma certa vantagem na quinta volta, cortando a meta ao fim de 1:31:43.392, deixando o Campeão Nacional a 27 segundos.
Na terceira posição ficou Saul Lopez (Academia Postal – A Banca – Maceda).
Raquel Queirós (BH Coloma Team) percorreu as seis voltas ao percurso em 1:45:15.312 horas, deixando na segunda posição a famalicense Joana Monteiro (Individual). Mari-liis Môtus (MB Team Estónia) foi terceira.
Rafael Sousa (Guilhabreu MTB Team) chegou à meta na quarta posição da Geral, sendo o primeiro entre os sub-23.
O vianense João Cruz (AXPO/FirstBike Team Vila do Conde) foi segundo sub-23, fechando o top5 da Geral.
Vincent Brunello (Ibis Beaumes-de-Venise) fechou o pódio de sub-23.
Lucas Angélico (BilaBIker’s Cycling Team) e Nelia Kabetaj (Zhiraf Pagliaccia) venceram em sub-19 (juniores).
O ciclista do clube de Vila Real fez as cinco voltas ao percurso em 1:19:58.544, impondo-se a Mauro Veja (CC Coruxo), que gastou mais 33s, e Nestor Frias (Academia Postal – A Banca).
Em femininos, Nelia Kabetaj (Zhiraf Pagliaccia) foi a mais rápida. Aroa Otero (GD Supermercados Froiz) foi segunda e Marta Estevez (Xsm Clube Ciclista) terceira.
João Vigário (Domarsa/Santa Cruz/Bicicastro) e Diana Silva (BilaBiker’s Cycling Team) foram os mais rápidos em Sub-17.
Diana Silva fez a prova em 1:25:49.327h, deixando na segunda posição Rita Fontaínhas (Guilhabreu MTB Team).
João Vigário dominou a corrida masculina, cortando a meta isolado ao fim de 1:00:50.884. Diogo Maia e André Ribeiro, ambos do Guilhabreu MTB Team, preencheram os restantes lugares do pódio.
Nélson Costa (Fortunna/TOCAndar) foi o vencedor em master 30, enquanto Marie Aquilina (Team Greens) e Jorge Aguin (Motobike) venceram em master 40.
Jorge Aguin assumiu a liderança logo na primeira volta e chegou à meta ao fim de 1:10:21.565h, deixando Manuel Lopes (Guilhabreu MTB Team) a mais de oito minutos. Cláudio Veloso (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi terceiro.
Marie Aquilina (Team Greens) impôs-se a Jana Buba (CC Coruxo)
Mário Costa (AXPO/FirstBike Team) foi o mais rápido em master 50. Paulo Angélico (Academia Ciclismo do Alto do Minho) foi segundo e Esteban Lorenzo (Bici Verde CC) terceiro.
Oscar Lorenzo (Bici Verde CC) venceu em master 60. João Araújo (AXPO/Firstbike Team/Vila do Conde) foi segundo e José Gonzalez (Academia Postal – A Banca – Maceda) foi terceiro.
Por equipas o Guilhabreu MTB Team foi a vencedora. O Bila Biker’s Cycling Team foi segunda e a AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde terceira.
Tiago Cunha (Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura)
“O balanço é positivo” disse Tiago Cunha, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, sobre o BTT XCO de Paredes de Coura – Objetivo Paris 2024, prova C2 UCI, que decorreu esta quarta-feira na Pista de XCO do Centro Cyclin´Paredes, em Vascões, Paredes de Coura.
Tiago Cunha salientou que “o facto de termos tido muita participação, sobretudo, dos melhores atletas nacionais, mas também uma representação muito interessante de atletas internacionais, cerca de 40 por cento dos participantes são internacionais, mostra-nos que este tipo de provas são uma boa forma de conseguir trazer mais pessoas e de, se calhar, diversificar um bocadinho mais o trabalho que temos vindo a fazer”.
O autarca de Paredes de Coura considera que “tivemos aqui uma prova bastante competitiva. Sentimos que o tempo não ajudou, sobretudo, a atrair mais público. Foi um primeiro de maio bastante chuvoso e com muito frio o que afastou um pouco as pessoas e tornou a corrida menos feliz e dinâmica”.
Qual foi o feedback dos ciclistas à pista e às alterações que sofreu? “Fomos tendo o feedback ao longo do dia. De uma maneira geral acharam uma pista fluída, divertida, mas com um terreno difícil, sobretudo, em dias como este. Uma pista exigente”.
Mário Costa vencedor em elites
Mário Costa (individual) sai de Paredes de Coura “muito satisfeito”, de uma corrida que “foi muito rápida desde o princípio. Já conhecia a pista, estive aqui no Campeonato Nacional, que não consegui vencer, terminei em segundo. Desta vez consegui a vitória, é sempre um objetivo para mim conseguir vencer nos diferentes circuitos, se não for num ano que seja no outro. Aqui ainda não tinha vencido… ganhei este ano e é motivo de satisfação para mim”.
Quanto ao circuito “estava mais desafiante e com um bocadinho mais de ‘pimenta’ depois da chuva que caiu nestes dias. Penso que foi divertido para toda a gente”.
Mário Costa, que já leva três vitórias em provas internacionais este ano, referiu que “temos tido uma série de provas internacionais nas últimas semanas. É difícil gerir tudo isso, mas penso que estou a conseguir um equilíbrio interessante com o desenrolar das corridas e estou satisfeito com o que tenho conseguido. Já levo três vitórias este ano, tenho de estar satisfeito porque já ganhei mais que o ano passado, mas quero ganhar um bocadinho mais. Vamos tentar recuperar o máximo possível para domingo conseguir mais uma vitória”.
Rafael Sousa (Guilhabreu MTB Team) vencedor em sub-23
Rafael Sousa, do Guilhabreu MTB Team, impôs-se na corrida de sub-23, conseguindo ainda o quarto lugar à geral.
O ciclista do Porto mostrou-se “feliz” com a vitória em Paredes de Coura depois de um período menos bom em termos de saúde…
“Foi muito bom e tive boas sensações. Há duas semanas tive alguns problemas respiratórios e de saúde. Agora estou a evoluir gradualmente e tenho-me sentido cada vez melhor. Espero que a forma vá subindo para os desafios que se aproximam”.
Esta vitória vem então na melhor altura? “Sem dúvida, estava um pouco em baixo e esta vitória traz mais motivação e as sensações também foram boas”.
O BTT XCO de Paredes de Coura – Objectivo Paris 2024 organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Paredes de Coura e Federação Portuguesa de Ciclismo, contou com o apoio da Município de Paredes de Coura, Coura Sem Paredes, Centro Cyclin de Paredes de Coura, IPDJ, POPP Agency, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Jogos Santa Casa, SEG3 - Mediação de Seguros, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.