Vlad Dascalu (Team Trek-Pirelli) e Chiara Teocchi (Orbea Factory Team) foram os protagonistas em elites do 10.º BTT XCO de Melgaço Internacional C1, primeira prova da Taça de Portugal de XCO e pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO – POP Agency.
Em ano de apuramento para os Jogos Olímpicos Paris’24, o concelho mais a norte de Portugal, recebeu alguns dos nomes mais sonantes do Cross Country Olímpico, ciclistas que não deixaram os seus créditos por mãos alheias e proporcionaram grandes espetáculos, deliciando todos (e foram muitos) quantos se deslocaram à zona do Centro de Estágios de Melgaço/Pista Permanente de BTT XCO de Melgaço.
Em elites masculinos, a luta prometia ser intensa, já que em pista estava o Campeão da Europa em título, o romeno Vlad Dascalu (Team Trek-Pirelli), bem como a promessa espanhola , o sub-23, Alberto Barroso (BH Coloma Team) e os portugueses Mário Costa (Individual) e Roberto Ferreira (Guilhabreu MTB Team).
O Campeão Europeu Vlad Dascalu bateu-se com Mário Costa nas primeiras voltas, mas aos poucos foi aumentando a vantagem e acabou a prova isolado. Percorrendo as seis voltas ao percurso em 1:20:16.435 horas. Mário Costa, a correr como individual, chegou à meta 1.31 minutos depois, após descolar do seu opositor no final da subida que antecedia a reta paralela à reta da meta, uma vez que no ínicio da última volta o espanhol Alberto Barroso (BH Coloma Team), que foi o melhor Sub-23, colou em Mário Costa no intuito claro de uma disputa até final pelo segundo lugar do pódio.
Ainda em sub-23, Alix Gallis (Team Sunn Performance Cycling) foi Segundo e Diogo Neves (Guilhabreu MTB Team) terceiro.
Em femininos, a italiana Chiara Teocchi (Orbea Factory Team) fez a prova em grande ritmo e terminou as cinco voltas ao percurso em 1:21:19.238 horas, deixando a Campeã Nacional Raquel Queirós (BH Coloma Team) a 2m47s. Ana Santos (Guilhabreu MTB Team) foi terceira.
A atleta do Guilhabreu MTB Team venceu em sub-23, deixando nos lugares imediatos Beatriz Sousa (24horas Altimetria | ONTRACK) e Emilie Brette (Oc Gif VTT).
A Campeã Portuguesa Beatriz Guerra (Guilhabreu MTB Team) e o Campeão Espanhol Alejandro Garcia (Academia Posta – A Banca) foram os vencedores da prova de juniores.
Alejandro Garcia fez a prova em 57:55.094m, deixando o segundo classificado, Duarte Galvão (Triumtermica-Águias de Alpiarça) a mais de um minuto. João Fonseca (Clube BTT Matosinhos) foi terceiro.
Em femininos, Beatriz Guerra percorreu as três voltas ao percurso em 54:17.387. Lorena Patiño (Xsm Clube Ciclista) foi segunda e Aroa Otero (GD DSupermercados Froiz) terceira.
Em cadetes a vitória sorriu ao Campeão Nacional Gonçalo Costa (Guilhabreu MTB Team), que completou as três voltas ao circuito em 45:33.141 minutos.
Hugo Ramalho (Clube BTT Matosinhos) foi segundo e Xian Alvariño (Club Ciclista Ponteareas) foi terceiro.
No género feminino Beatriz Rodrigues (Triumtermica-Águias de Alpiarça) foi a mais rápida, deixando nos lugares imediatos Rita Fontinhas (Guilhabreu MTB team) e Maria Coimbra (Azuribike Mangualde Team).
Luís Moura (SAERTEX Portugal/Edaetech) e Andreia Lopes (AEBTT Rio) foram os mais rápidos em master 30.
O ciclista da equipa de Viana do Castelo completou as cinco voltas do percurso em 1:13:55.308 horas, deixando o segundo classificado, Rui Carvalho (Clube de Ciclismo de Castelo Branco), a mais de dois minutos. Rúben Nunes (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) foi terceiro.
Em femininos, Andreia Lopes impôs-se a Ana Barata (Pódio em Movimento) e a Catarina Borges (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cyclin), que completaram os restantes lugares do pódio.
Marco Macedo (Korpo Activo/Penacova) venceu a prova em master 40, impondo-se a Manuel Pereira (Grupo ccr- Ap motors-Lobos Averomar Cyclin ), que foi segundo enquanto o Campeão Nacional Rogério Matos (Rompe Trilhos/Ajpcar) foi terceiro.
Lurdes Gonçalves (Clube Ciclismo de Castelo Branco) venceu a prova feminina, relegando para os lugares seguintes do pódio Virgínia Moreira (SAERTEX Portugal/Edaetech) que foi segunda e Raquel Cunha (União Ciclista de VN Famalicão – Centro Ciclista de Avidos) que foi terceira.
Em master 50 a vitória sorriu a Manuel Monteiro (Rompe Trilhos/Ajpcar) que se impôs a António Viana (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/Casa Lourenço) já na última vontade e muito próximo da meta, enquanto o Campeão Nacional António Passos (Rompe Trilhos/Ajpcar) foi terceiro.
Fernando Gonçalves (CTM Vilas Pouca BTT Team) venceu em master 60. Luís Tomé (Korpo Activo/Penacova) ocupou o segundo lugar e Oscar Lorenzo (Bici Verde C.C.) conclui em terceiro.
Ricardo Mendes (Clube de Ciclismo de Vila Flor) venceu a prova de Paraciclismo. Roberto Soares (Bombos S. Sebastião/LusoPrint/Casa Lourenço) foi segundo e José Miranda (Marrazes/Gui/Brejinho/BikeZone-Leiria) terceiro.
Raquel Queirós (BH Coloma Team)
Raquel Queirós, ciclista de Vila do Conde que alinha no BH Coloma Team, sai de Melgaço satisfeita com o desempenho e com boas indicações para a época…
“Hoje foi uma corrida dura, o circuito com a chuva tornou-se duro e muito pesado. Sabendo que a italiana Chiara Teocchi estava confirmada para esta prova, sabia que ia ter uma tarefa muito difícil porque ela é uma atleta do top20 mundial e, por isso, tinha a noção das dificuldades que iria encontrar”.
Raquel Queirós garantiu que “Senti-me muito bem, fiz o meu trabalho e estive a bom nível” garantiu Raquel Queirós. “Este foi o quarto fim-de-semana a competir e sinto que continuo a evoluir bem e as sensações são boas”.
“O meu foco está em Paris ’24 e é para isso que estamos a trabalhar. Sem dúvida que é o grande objetivo para este ano” refere a Campeã Nacional da vertente no que concerne aos Jogos Olímpicos.
Mário Costa (Individual)
“Foi uma corrida muito difícil aqui em Melgaço, como é habitual”, disse Mário Costa, ciclista da Póvoa de Varzim que garantiu o segundo lugar em elites e se bateu, nas primeiras voltas com o Campeão da Europa de BTT XCO, Vlad Dascalu.
Mário Costa referiu que “este ano foi, talvez, a corrida mais difícil que tive aqui desde que participo. É o arranque da época, a primeira corrida é sempre muito difícil para encontrar o ritmo ideal. Tive uma boa saída, andei sempre entre o primeiro e o segundo lugar. Tentei ao máximo estar na discussão da corrida, mas não foi possível a vitória” e adiantou que “estava a correr com o Campeão da Europa e temos de ser realistas e saber encontrar depois a gestão ideal para agarrar o segundo lugar. Saio satisfeito com o que fiz”.
Boas indicações para a temporada? “Sim foi uma boa prova e tiro daqui boas indicações para aquilo que pretendo para 2024. Vamos ver quais as corridas que vou querer eleger como mais importantes e pensar corrida a corrida”.
Manoel Baptista (Presidente da Câmara Municipal de Melgaço)
Manoel Baptista, presidente da Câmara Municipal de Melgaço, faz um balanço “muitíssimo positivo” e adiantou: “tivemos aqui uma prova muito disputada, com muitos atletas e atletas do mais alto nível. Esteve cá o Campeão da Europa de BTT XCO, que acabou por vencer a sua prova”.
“Estamos muito satisfeitos com a forma como a prova decorreu, com a participação e o feedback dos atletas em relação à pista e às alterações que fizemos. Com tudo isto estamos aqui a preparar de forma atenta o próximo ano, onde vamos receber o Campeonato da Europa de BTT XCO”.
Afirmando-se “empenhado e entusiasmado”, Manoel Baptista mostrou-se “orgulhoso e satisfeito com o resultado da prova” e com o facto de ouvir “do Campeão da Europa que esta era a melhor pista da Península Ibérica”.
O 10º BTT XCO de Melgaço organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Município de Melgaço e Melsport, contou com o apoio da Município de Melgaço, Melgaço Complexo de Desportivo e de Lazer – Centro de Estágios, Federação Portuguesa de Ciclismo, IPDJ, POPP Agency, Cision, Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Polisport, SEG3 - Mediação de Seguros, Strong Speed, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia.